Calcule o Seu Churrasco


Calcule 400 g por pessoa (no caso de adultos), é a conta certa para nunca faltar. Mas esse cálculo depende muito do que pensa servir. Quando é a carne com foco especial, esse cálculo funciona bem. Se porém houver um buffet de saladas, as pessoas terão menos apetite para as carnes.Sendo mais prático, se você fizer, por exemplo, lingüiça fresca, costela de porco e uma carne de boi, a conta por pessoa será a seguinte: 100 g de lingüiça, 200 g de costela de porco (seria 100 g, mas, como metade é osso, calcule o dobro) e 200 g de picanha(por exemplo). Total: 400 g entre lingüiça e outra carne.
Estas são as quantidades necessárias para 250 pessoas:
- 75 kg de carne
- 25 kg de lingüiça
- 750 latas de cerveja
- 125 litros de refrigerante
- 750 pães
- 25 quilos de farofa temperada
- 19 pacotes de guardanapos
- 26 panos de prato
- 250 facas
- 250 garfos
- 250 pratos
- 375 copos pláticos
- 3.5 kg de sal grosso
Para o churrasqueiro:
- 11 sacos de carvão
- 27 facas
- 27 garfos
- 28 pratos
Acompanhamentos para churrasco
- Vinagrete: O vinagrete à brasileira é versátil nas mesas de churrasco: acompanha a carne, funciona como molho para a salada, combina com a lingüiça bem assada e até serve como recheio do pãozinho francês.
- Farofa : aposte em uma farofa simples, com manteiga e cebola, por exemplo.
- Saladas: Oferecer três tipos de salada é suficiente para um churrasco de médio porte. Não deixe faltar: um mix de folhas verdes; uma receita com carboidrato, como uma salada com batata, arroz ou massa; e uma terceira versão mais transada, combinando legumes crus ou cozidos, folhas, tomate, enfim, o que sua imaginação sugerir. Pode-se tb organizar uma mesa bufê de saladas simples, tipo agrião, cenoura ralada, alfaces, rabanetes, etc. C/ molheiras e molhos diversos.
- Pratos quentes: dependendo do horário e do público alvo, principalmente se houver muitas crianças, é aconselhável incluir arroz, feijão, banana frita, e variações a seu gosto: arroz de carreteiro, pastelzinho, mandioca frita, polenta, até macarrão ao sugo. Tudo vai depender da estrutura que será colocada à disposição.

1 comentário: