O vinho que acompanha o prato



Venham beber e comer! 
Ninguém vai  esquecer do seu estilo e criatividade! 

Aprenda a combinar cada tipo de vinho com um cardápio simples e apropriado.



Parecidos ou diferentes

Chama-se "harmonização" a arte de combinar os alimentos com os vinhos que melhor realçam seu sabor. É um casamento que busca harmonia, daí a palavra. Às vezes, os pares se dão muito bem por serem parecidos. Em outras, porém, as diferenças ou "contrastes" são o que tornam a combinação maravilhosa. Na harmonização dos vinhos e pratos, você pode brincar com essas duas opções. Lembre-se que a sua criatividade pode causar surpresa aos convidados, mas respeitar algumas regras básicas fará com que você seja considerado especialista no assunto. Quando um vinho é realmente excepcional, às vezes é melhor escolher como companhia um prato bem simples, que não interfira na degustação.


As carnes

A carne bovina, preparada na parilla argentina ou na grelha, casa-se perfeitamente com vinhos tintos, como o Malbec ou o Cabernet. O cordeiro, com o Syrah. A carne de porco, ao contrário, além de um tinto complexo como o Pinot Noire, pode cair muito bem um branco como o Riesling. As carnes de caça, como o cervo, podem ser acompanhadas por um tinto muito intenso, como o Merlot. Se você preparar carne com molhos condimentados, pode ressaltar esse tempero com um vinho à base de uvas combinadas: Cabernet com Malbec ou Sauvignon. Em se tratando de peixes, quanto mais branca for sua carne e mais delicado seu sabor, mais combinam com vinhos brancos e leves. Já os peixes oleosos podem "nadar" num bom rosé.

Vegetais, queijos e sobremesas

Dependendo da forma como forem preparados, os vegetais admitem uma harmonização mais variada. O arroz, por exemplo, poderá ir muito bem com brancos espanhóis ou tintos italianos, dependendo se a receita é de paella ou risoto. As massas com molho à base de tomate preferem os tintos; as com molho branco ou cremosos casam bem com vinhos brancos encorpados. Os queijos maturados, como o Camembert e o Brie, preferem tintos muito jovens. Já os queijos azuis, como o Roquefort e o Gorgonzola, podem ser servidos com brancos doces em temperatura ambiente. Por último: sobremesas com creme vão bem com vinho do Porto; doces que combinam frutas e merengues ficam magníficos com um borbulhante champanhe. Você já conhece as regras básicas... que tal agora surpreender seus convidados com combinações inovadoras e sabores inesquecíveis?

6 comentários:

Le disse...

Belo post, Dani.
Gostei!
Bj

Cada Coisa disse...

Oi Dani, ótimas as dicas! Roubei o selinho do gentileza gera gentileza! Se não puder me fala que eu tiro do meu! Beijos!

Marcelo Costa disse...

bem interessante seu blog...parabens...t mas.

VANESSA DATRINO - Design de Ideias disse...

Olá!
Que blog bacana o seu!
Encontrei vc na net e gostaria de te apresentar meu trabalho: www.datrinodesign.blogspot.com
Ficarei muito feliz com a sua visitinha!!!
Bjinhos,
Vanessa Datrino

Jeferson Cardoso disse...

Olá, Dani! Estou pedindo ajuda para que meu blog consiga vencer o Prêmio Top Blog 2010. Classifiquei-me na primeira fase entre os 100 mais votados da categoria mais concorrida, variedades. São os últimos dois dias de votação. Preciso muito de sua ajuda. São dois anos de intenso trabalho no blog, onde retratei pessoas, lugares, fatos através de minhas crônicas, contos, e poemas. Conto com o seu apoio. Neste momento, preciso de mais que seu apoio; preciso do apoio do seu amigo, parente, cachorro, inimigo... Estou naquela de que só com a ajuda do amigo do amigo do amigo a coisa vai rolar.
Para votar em meu blog você precisa clicar sobre o selo TopBlog, logo abaixo do meu perfil. Abrirá uma janela com as lacunas nome e email. Preencha e depois confirme o seu voto na sua própria caixa de email. Obrigado!

Jefhcardoso do http://jefhcardoso.blogspot.com

" Leda Sanches Silva" disse...

Bom dia amiga!! adorei o post e aprecio muito vinho, além de saboroso um cálice faz muito bem a saúde... bjs